quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Angola corri pela certificação da eliminação da poliomielite.

 A estrelinha cuia, como o sambapito, é também a gota milagrosa que imuniza as crianças contra a paralisia infantil. Angola está na sua penúltima campanha do ano, na qual foram vacinadas 4.182.390 crianças a nível nacional, com excepção da província do Bié que só ontem começou e amanhã termina. A última campanha de 2015 realiza-se de 16 a 18 de Outubro. 

O objectivo da campanha é atingir cinco milhões de crianças dos zero aos cinco anos em todo o país. Mas alguns imprevistos impediram o sucesso total da campanha em algumas províncias com destaque para o Bié, Malanje e Moxico que se viram obrigados a fazer a repescagem para poderem vacinar mais crianças.

Luanda também vai prorrogar a vacinação até sexta-feira. A repescagem acontece nos postos fixos, escolas, hospitais, creches, igrejas e mercados. A previsão de vacinas em Luanda é de mais de um milhão de crianças até o dia 21. Durante os três dias de vacinação, a população de Luanda estava expectante. Os voluntários faziam a vacinação porta a porta, mas havia postos montados em zonas estratégicas com destaque para escolas, hospitais, postos e centros médicos, creches e mercados.

O balanço da penúltima campanha de vacinação da poliomielite deste ano teve uma cobertura de 83 por cento. Quem o revelou foi a chefe de secção de imunização da Direção de Saúde Pública, Alda de Sousa: “O balanço é positivo. Tivemos alguns constrangimentos o que é normal em qualquer actividade, mais em suma, a campanha foi um sucesso.”Os pais, disse Alda de Sousa, devido à divulgação feita pelos órgãos da comunicação social, estavam sensibilizados e mobilizados a participar da campanha para o bem da saúde dos seus filhos. “Alguns estiveram renitentes por não verem os vacinadores com as camisolas, mas isso só aconteceu em Luanda, e não tivemos conhecimento de nenhum caso de agressão física ou psicológia.”

Sem comentários:

Enviar um comentário